Biografia

Laura Pausini é uma cantora e compositora italiana. Iniciou sua carreira profissional em 1993 com o disco intitulado "Laura Pausini".

Laura Pausini é bastante conhecida internacionalmente, interpretando além de italiano, músicas em espanhol, português, francês e inglês, obtendo assim importante sucesso e reconhecimento na Itália e em diversos países da América e da Europa.

Em 2005, Laura venceu o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum Vocal Pop Feminino" com o álbum Escucha. Em 2006, também com o álbum Escucha, venceu o Grammy Award, que é a maior premiação da música mundial, na categoria "Melhor Álbum Pop Latino", tornando-se assim a primeira italiana a receber o prêmio. Em 2007 venceu novamente o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum Vocal Pop Feminino" com o álbum Yo canto. Em 2009, novamente na categoria "Melhor Álbum Vocal Pop Feminino", Laura ganhou seu 3º Grammy Latino com o álbum Primavera Anticipada, onde fez a abertura da premiação cantando En cambio no, música que também concorreu ao prêmio de "Gravação do Ano".

Atualmente está em recesso de suas atividades músicais, e já declarou oficialmente por meio de seu website totalmente reformulado que lançara seu novo álbum, o 11º de sua carreira, no dia 11 de novembro de 2011.

Em quase 18 anos de carreira, Laura Pausini já ultrapassou a marca de 45 milhões de cópias vendidas.

 

Laura começou a cantar em bares locais com seu pai, Fabrizio Pausini, músico e cantor, quando tinha apenas oito anos. Aos treze anos, Laura teve sua primeira experiência no estúdio com o álbum "I Sogni Di Laura" um lançamento semi-profissional produzido por seu pai em 1987. Em 1993 sua carreira alavancou quando ela venceu o mais famoso e prestigiado festival de música na Europa, o Festival de San Remo, com uma de sua mais conhecidas canções, "La Solitudine" que hoje é considerada um clássico da música internacional por vários cantores. Vencendo o famoso festival, Laura Pausini assinou um contrato com a Warner Music Group para lançar seu primeiro álbum profissional, intitulado "Laura Pausini" (1993), que teve enorme sucesso na Itália, bem como na França, vendendo em seu primeiro ano de lançamento 3 milhões de cópias. Seu segundo álbum, intitulado "Laura", foi lançado em 1994 e foi a partir dele que sua gravadora propôs que ela cantasse também em espanhol para conquistar o mercado musical na Espanha e América Latina.

Em 1994, Laura Pausini foi eleita pela consagrada revista Billboard a segunda maior revelação daquele ano, perdendo apenas para Mariah Carey. No Brasil, Laura faz sucesso desde 1994 com suas canções, primeiro lançadas em espanhol nas rádios, e em seguida em italiano, sendo que algumas delas foram regravadas tais como "La solitudine", "Strani amori" e "Gente" por Renato Russo ou traduzidas para o português como "Non c'è" e"Incancellabile".

Em 1996, começou a compor suas próprias canções, já que a crítica dos italianos era que Laura Pausini não escrevia suas próprias músicas e lançou um dos seus álbuns mais vendidos até hoje e que a consagrou, principalmente no Brasil - "Le cose che vivi" e sua versão em espanhol "Las cosas que vives". Em 1998 lançou "La mia risposta" e 2000 "Tra te e il mare", lançados também em espanhol como "Mi Respuesta" e "Entre tú y mil mares". A primeira canção em inglês de Laura foi um remix de "La solitudine", lançado como "Loneliness", adaptado por Tim Rice. Em 1999, a sua música "One More Time" fez parte da trilha sonora do filme Uma Carta de Amor. Outra música usada em filme foi "The Extra Mile", usada em Pokémon, the Movie 2000: The Power of One.

Seu compositor favorito é declaradamente Tom Jobim.

A primeira coletânea veio em 2001 na Espanha e na Itália: "The Best of Laura Pausini: E ritorno da te". Em 1999, Luciano Pavarotti convidou Laura para o anual "Pavarotti and friends", onde eles cantaram juntos "The Land of Smiles". O primeiro álbum de Laura completamente em inglês foi intitulado "From the Inside", realizado com a Atlantic Records em 2002 e lançado somente nos países de língua inglesa principalmente nos EUA onde durante semanas, ficou entre o mais vendido e mais escutado, passando cantores famosos como MadonnaMariah Carey e Michael Jackson. Trabalharam no projeto produtores como Patrick Leonard e John Shanks. O compacto "Surrender" fez um grande sucesso, na edição australiana do álbum foram incluídas duas versões da música. Em 2003, Laura e Pavarotti cantaram de novo, a música foi "Tu che m'hai preso il cuor". Em dezembro de 2002, Laura lançou seu primeiro DVD gravado durante um concerto do dia 2 de dezembro de 2001 em Milão, na sua turnê mundial. Em outubro de 2004, após quatro anos sem gravar em italiano nem em espanhol, é lançado "Resta in ascolto", que conta com 11 músicas, todas inéditas. A pedido de Madonna Laura regravou a canção "Like a flower", originalmente um extra do premiado Ray of light. A versão modificada da música chama-se "Mi abbandono a te", e é a faixa que encerra o álbum de Laura. No mesmo disco ela também gravou a canção de Biagio Antonacci, "Vivimi". Este CD também foi lançado na versão CD+DVD, com um DVD repleto de extras. Com o disco, alem de ganhar outro World Music Awads, Laura recebeu um Grammy Latino de Melhor Álbum Vocal Pop Feminino e um Grammy Awards de Melhor Álbum Pop Latino. O site oficial www.laurapausini.com foi o site italiano de música mais visitado em 2004. Durante a tour de 2005, Laura gravou o concerto feito em Paris e lançou seu primeiro CD ao vivo. Em 2006 Laura lança o álbum "Io Canto", onde interpreta grandes sucessos italianos que marcaram sua vida e ainda conta com duetos de Tiziano FerroJuanes e Johnny Hallyday. Laura ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Feminino. Em 2007, Laura recebe o prêmio de "Best Selling Italian Artist" no World Music Award por mais de dois milhões de cópias vendidas do álbum "Io Canto".

 

Em 2 de junho de 2007 Laura tornou-se a primeira mulher a fazer um concerto no estádio "San Siro", em Milão, para um público de 70.000 pessoas. O concerto foi gravado e lançado em DVD/CD em 60 países e as canções "Destinazione paradiso" e "Y mi banda toca el rock" gravadas no concerto tornaram-se por várias semanas como as mais tocadas na América Latina e Europa além de lançar seu primeiro livro oficial intitulado "Laura Pausini - Fai quello che sei" que conta toda a apresentação espetacular e inesquecível do concerto, que contou inclusive com a presença de fãs brasileiros, japoneses, entre outras nacionalidades. Em 2008 Laura lança um novo álbum, "Primavera in anticipo", lançado na Itália em 14 de novembro. No dia 18 o álbum é lançado mundialmente, fazendo sucesso em muitos países em que ela nunca havia estado, como NoruegaPolôniaTurquiaGréciaRússia e Canadá. O disco vendeu mais de 2.000.000 de cópias estando entre os 20 discos mais vendidos do ano de 2009.

Até hoje Laura já vendeu cerca de 55 milhões de cópias nos mais de 60 países onde seus discos foram lançados e tem inúmeras certificações mundiais por vendagens de discos, mais de 170 discos de platina, 50 de ouro e 5 de diamante. Foi lançado mundialmente no dia 27 de novembro de 2009 o CD/DVD Versão Espanhol e Italiano. O produto se chama "Laura Live World Tour – 09 / Gira Mundial – 09" com músicas gravadas por cada país que ela passou nesta última grande turnê. Além dos sucessos que todos já conhecem, haverá 3 músicas inéditas, sendo elas: “Con La Musica Alla Radio”, “Non Sono Lei” e “Casomai”. Com versões em espanhol intituladas "Con La Música En La Radio", "Ella No Soy" e "Menos Mal". Já no DVD, além das apresentações ao vivo haverá os extras, como os clipes das 3 músicas inéditas e seus respectivos “Making Of” além do “Behind The Scenes” da turnê, e ainda a música cover “Heal The World” do Rei do Pop Michael Jackson, já morto na ocasião e “Paris Au Móis D´Aout” com participação especial de seu pai, Fabrízio Pausini.

Desde 2009, Laura Pausini é muito popular no twitter e facebook, sempre mantendo os fãs atualizados sobre acontecimentos de sua vida. Foi por meio do Twitter que fãs ficaram sabendo de sua nova casa em Roma e Milão, do acidente de carro de sua irmã (gravida na ocasião) e de seu cunhado em uma rodovia italiana, do nascimento de seu sobrinho, da torcida pela cura do câncer de Hebe Camargo, sua "mãe brasileira", entre outros fatos curiosos.